NUPES - NÚCLEO DE PROJETOS ESPECIAIS

O Núcleo surgiu da necessidade de apoiar os diferentes Projetos Educacionais do CECR - ESCOLA PARQUE, visando proporcionar ao aluno uma compreensão integral do indivíduo, no seu aspecto biopsicossocial. Foi criado em 2003, com cinco projetos, e ao longos dos anos vem ganhando novos projetos, totalizando vinte em 2010.
O núcleo trabalha com ações pedagógicas diversificadas e as várias solicitações feitas ao núcleo têm como objetivo prover ações internas e externas, voltadas não só para o alunado, como também para a comunidade.
As ações diversificadas garantem um movimento de inclusão, personalizando a força de uma gestão voltada para a constante melhoria do processo de ensino.

21/07/2011

IV CORTINA PEDAGÓGICA

Aos dezenove dias do mês de julho de dois mil e onze, no Núcleo de Artes Visuais, iniciou-se a IV Cortina Pedagógica, promovida pelo NUPES  e o tema foi: Prática docente e a seriedade do riso. A palestrante começou a atividade com um aquecimento: realizou uma dinâmica do riso mostrando os benefícios de ordem biológica, química e fisiológica que o ato de rir  pode promover à saúde.  Durante a condução da dinâmica, ela convidou o Prof. Manoel Garrido para realizar um alongamento com o grupo. Ana Rita foca sua pesquisa  na era  medieval e renascentista; faz um paralelo   com a educação brasileira. Durante a Oficina fez uma breve reflexão sobre o contexto do riso no Brasil, destacou trechos do hino nacional, “dos seus risonhos lindos campos…”, pesquisa sobre a formação do povo brasileiro e como nossas origens se refletem  na Educação. Ressaltou que o princípio do riso é a carnavalização e confraternização; sua tentativa é utilizar esse princípio no quotidiano da sala de aula, lugar onde é preciso  criar uma nova ordem;  fez ainda,  um convite aos presentes e sugeriu que deslizássemos um novo olhar sobre nossos alunos. Concitou-nos a investir na formação deles em vez da formatação. Lembrou as possibilidades de percebermos as diferentes nuances de um contexto a partir do movimento que o corpo traz. Dando prosseguimento, dividiu em subgrupos, todos receberam um mini-texto para fazer uma leitura, discussão e paralelo com o contexto educacional brasileiro. A coordenadora do NAAH/S Ritta distribuiu juntamente com as outras componentes do NUPES cartões coloridos que identificaram os grupos e após a distribuição, houve um novo reagrupamento, formando um painel integrado para socializarmos o resultado das reflexões. Ana Rita finalizou o encontro reagrupando as pessoas e solicitou que expressássemos verbalmente o que o encontro representou e como nos sentimos durante o evento. A coordenadora geral Ivonete ressaltou a importância de evitar a formatação do aluno, citou que o ponto alto do encontro foi “rir de si mesma”. A professora Yasmina relatou como atualmente, tem sido difícil sorrir diante de tantas tragédias. A professora Ritta agradeceu em nome do NUPES a presença significativa da professora Ana Rita Ferraz. (Josiene Borges)

Ana Rita Ferraz



Nenhum comentário:

Postar um comentário