NUPES - NÚCLEO DE PROJETOS ESPECIAIS

O Núcleo surgiu da necessidade de apoiar os diferentes Projetos Educacionais do CECR - ESCOLA PARQUE, visando proporcionar ao aluno uma compreensão integral do indivíduo, no seu aspecto biopsicossocial. Foi criado em 2003, com cinco projetos, e ao longos dos anos vem ganhando novos projetos, totalizando vinte em 2010.
O núcleo trabalha com ações pedagógicas diversificadas e as várias solicitações feitas ao núcleo têm como objetivo prover ações internas e externas, voltadas não só para o alunado, como também para a comunidade.
As ações diversificadas garantem um movimento de inclusão, personalizando a força de uma gestão voltada para a constante melhoria do processo de ensino.

31/07/2010

O QUE ESTUDA A PSICOPEDAGOGIA?

















A Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, tendo, portanto, um caráter preventivo e terapêutico. Preventivamente deve atuar não só no âmbito escolar, mas alcançar a família e a comunidade, esclarecendo sobre as diferentes etapas do desenvolvimento, para que possam compreender e entender suas características evitando assim cobranças de atitudes ou pensamentos que não são próprios da idade. 
Terapeuticamente a psicopedagogia deve identificar, analisar, planejar, intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento.
Durante o tratamento são realizadas diversas atividades, com o objetivo de identificar a melhor forma de se aprender e o que poderá estar causando este bloqueio. Para isto, o psicopedagogo utilizará recursos como jogos, desenhos, brinquedos, brincadeiras, conto de histórias, computador e outras situações que forem oportunas. A criança, muitas vezes, não consegue falar sobre seus problemas e é através de desenhos, jogos, brinquedos que ela poderá revelar a causa de sua dificuldade. É através dos jogos que a criança adquire maturidade, aprende a ter limites, aprende a ganhar e perder, desenvolve o raciocínio, aprende a se concentrar, adquire maior atenção.
Fonte: http://www.psicopedagogiabrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário